Uma exposição de arte nos apresenta novas visões de mundo e nos oferece uma vivência enriquecedora em diversos sentidos. Inspira, provoca reflexões, proporciona conhecimento e nos conecta a emoções. A experiência pode ser ainda mais transformadora com a participação de um mediador, alguém que aproxima o público das obras. O Programa Educativo do CCBB Brasília oferece visita mediada às exposições em cartaz, de terça a domingo.
“Cabe ao mediador articular as ideias e propostas do visitante com os contextos de produção das obras, os discursos curatoriais, críticas dirigidas, estimulando e possibilitando as práticas da leitura de imagens, do pensamento crítico e a troca humana”, explica a Coordenadora Pedagógica do Programa Educativo, Thalita Araújo.
Em uma visita mediada, o educador acompanha o público e discorre sobre obras, apresenta informações, além de fazer perguntas que provoquem o visitante a enxergar diferentes camadas das criações artísticas, o que favorece uma experiência mais particular com a exposição. Além disso, o mediador desempenha um papel indispensável ao viabilizar que uma pessoa com deficiência também sinta os desdobramentos que a arte pode causar em alguém.
“A mediação é também uma iniciativa de acessibilidade social teórica e prática. Estamos disponíveis para tirar dúvidas, instigar questionamentos e colaborar com interpretações com o objetivo de tornar a obra de arte mais próxima do contexto e da realidade de quem a observa, manipula e interage,” conta Thalita.
As visitas mediadas integram a programação regular do CCBB Brasília e pode ser feita pelo público presente sem agendamento prévio, mediante a retirada de ingresso para os horários disponíveis. Um educador bilíngue (português/LIBRAS) fica à disposição dos visitantes, de terça a domingo, das 9h às 21h.
Visita Mediada
Horário: terça a domingo, às 10h, 11h, 14h, 15h, 16h, 18h e 19h
Ponto de Encontro: Sala de Leitura
Duração: 60 a 90 minutos
Faixa Etária: Livre
Capacidade: grupos de até 20 pessoas
Atividade gratuita, mediante retirada de ingresso para os horários disponíveis.
Com Informações: Programa Educativo do CCBB Brasília
Nenhum comentário