Elas não se classificam como uma doença, mas podem indicar um estilo de vida pouco saudável. A boa notícia é que é possível minimizar as olheiras com mudança de hábitos e alguns recursos da moderna medicina. Compreender as causas é o primeiro passo para combatê-las. “Muitos casos têm como pano de fundo a genética. A sombra e a pigmentação podem ser hereditárias”, comenta a dermatologista Cristiane Dal Magro.
![SOS Beleza como combater as olheiras](https://www.arrumeolaco.com/wp-content/uploads/2014/03/SOS-Beleza-como-combater-as-olheiras.jpg)
Foto de Dra. Cristiane por Renato Franco
Para outras pessoas, uma noite mal dormida deflagra as olheiras. “Há ainda fatores como processos alérgicos que causam irritação e inchaço na região, presença de grande quantidade de melanina, flacidez e afinamento da pele e a própria anatomia facial do indivíduo”, descreve Dra. Cristiane.
LIVRE DA SOMBRA – A solução depende diretamente do diagnóstico feito pelo dermatologista. Os tratamentos com laser são indicados para remoção da pigmentação no local e para combate à flacidez. Sobre estilo de vida, Dra. Cristiane é enfática. “Ingestão de álcool e excesso de bebidas ricas em cafeína, além de tabagismo são fatores que agravam as olheiras”. O bronzeamento também piora o quadro.
No rol dos cuidados que servem para todos, Dra. Cristiane destaca:
- Parar de fumar
- Ingerir bastante água
- Reduzir o consumo de sal
- Usar regularmente óculos escuros, filtro solar e cremes a base de vitaminas e retinol – que melhoram a espessura da pele e ajudam na remoção das pigmentações.
*Com informações da AthenaPress
2 Comentarios
Anônimo
23 de janeiro de 2015 at 12:19Legal muito bom o post e o blog.
Patricia Vasconcelos
26 de janeiro de 2015 at 11:58Obrigada pelo elogio!
Esse feedback é super importante pra gente.