Moda Mundo POP Sem categoria Vitrine

Opinião: Beyoncé x Jennifer Lopez – Cópia mesmo?

8 de julho de 2015

Semana passada a revista Cosmopolitan publicou uma reportagem polêmica em seu site. “Prova definitiva de que Beyoncé é obcecada pelo o estilo de J.Lo” compara roupas e penteados das duas cantoras, com fotos atuais e bem antigas (incluindo cliques de 1998).

Assinada por Charles Manning, editor de estilo da Cosmopolitan, a matéria começa com o seguinte parágrafo: “Na moda, como na vida, todo mundo precisa de alguém que pode olhar para cima. Para alguns, essa pessoa é Beyoncé. Para Beyoncé, essa pessoa parece ser Jennifer Lopez. Basta olhar para todas as roupas que eles têm em comum!” Mas será isso mesmo?!

Jlo-x-Beyonce-02

Comparar duas pessoas já é bem chato. Comparar duas cantoras de pop, com a importância de Beyoncé e Jennifer Lopez causa no mínimo uma pequena onde de ódio. Ao compartilhar a publicação no meu Facebook e comentar ironicamente “não dá para te defender Beyoncé”, senti parte desse ódio e então resolvi comentar mais a fundo.

Jlo-x-Beyonce-04

Pelas fotos a “cópia” parece bem óbvia, mas não dá para tirar conclusões só por elas. A primeira coisa que penso é: As duas são cantoras (Jennifer com influências latinas, Beyoncé com influências negras, mas ambas de pop), as duas são conhecidas pelo belo corpo e por serem sexy, as duas lançam tendências, as duas seguem tendências. Por que não poderiam seguir a mesma tendência?

Jlo-x-Beyonce-05

Peças iguais, maquiagem igual, cabelo igual, isso faz parte da vida de todas as pessoas que se vestem, se maquiam e se penteiam, por que motivos com as cantoras teria de ser diferente? Imagina se elas tivessem que ligar umas para as outras todos os dias para perguntar “Querida você já usou tal vestido, ou tal cabelo?” ou “Miga, vai sair como hoje? Estou com medo de parecer copiadora demais”. Ainda que uma se inspirasse na outra, qual o problema disso? A tendência é você se inspirar no que acha legal, bonito, estiloso. Se isso fica bem em você, por que não usar?

Jlo-x-Beyonce-06

Fico imaginando a verdadeira intenção por trás dessa matéria. Não quero julgar porque conheço pouco do site, e menos ainda sobre quem assinou a publicação, mas as possibilidades parecem muitas. Chamar atenção, causar brigas entre fãs, ser notícia, promover as cantoras… Qualquer que seja, só sei que estou cansado dessas comparações.

Jlo-x-Beyonce-07

É assim com Rita Ora e Rihanna, Claudia Leitte e Ivete, Fulana e Cicrana cantoras do mesmo seguimento, que cantam na mesma época e que seguem a mesma tendência. Por que não é aceitável? Por que é chacota? Por que é tido como “falta de personalidade”? Tem mesmo que se colocar mulheres umas contra as outras?

É bem óbvio que existem casos em que sim, alguém “copia”alguém na maior cara de pau, mas para mim o problema é dizer que o que faz é original, mesmo estando na cara que não é. É dizer “Isso é criação minha” estando óbvio que não é bem assim. No caso de Beyoncé e J.Lo nenhuma nunca se mostrou incomodada com isso (não que eu tenha visto), ou disse que “criou” tal roupa, ou tal cabelo (porque realmente não aconteceu). As comparações são quase tão simultâneas que não dá para dizer se há ou não uma imitação real. Como disse eu vejo a mesma linha de tendência.

Jlo-x-Beyonce-08

Bom, se alguém copia seu estilo é sinônimo de que você é boa o suficiente para inspirar alguém. Se você copia o estilo de alguém é sinal de que aquilo também te fez bem. Não vejo problema em nenhum dos casos (que fique claro que estou falando de estilo, de roupa, de fashionismo usado no dia a dia!). Elas já vivem no mesmo mundo, no mesmo ramo, é natural que as roupas se cruzem em determinados pontos. Além disso, a atitude e a personalidade de cada uma (que são bem diferentes) também fazem parte de um look. Não é só vestir uma roupa, têm que sustentar ela, e isso as pessoas fazem de forma diferente. Acho ainda as palavras “cópia” e “obsessão” muito pesadas para casos que nem são bem assim.

Outros pontos: Temos que saber em que ocasião cada roupa foi usada, qual a intenção, se foi escolha de um stylist, o que era moda naquela dia, se foi presente, se foi pedido de algum estilista… É tanta coisa que comparar uma com a outra parece a saída mais fácil para se ter uma boa notícia. (Ressalto de novo que essa é a minha opinião).

Veja mais fotos da publicação:

Jlo-x-Beyonce-09Jlo-x-Beyonce-10Jlo-x-Beyonce-11Jlo-x-Beyonce-12Jlo-x-Beyonce-13Jlo-x-Beyonce-14Jlo-x-Beyonce-15Jlo-x-Beyonce-16Jlo-x-Beyonce-17Jlo-x-Beyonce-18Jlo-x-Beyonce-19Jlo-x-Beyonce-20Jlo-x-Beyonce-21

Migas, melhoremos: Mais amor e menos comparações! É preciso ver algumas coisas com mais humor e menos ódio.

Nenhum comentário

    Deixe uma mensagem