Em 24 de agosto de 2010 chegava ao mundo um dos álbuns que marcaram a história da música pop: o Teenage Dream, a principal obra da carreira de Katy Perry (até o momento).
Cheio de hits, com clipes bem produzidos, um visual marcante, uma turnê de sucesso, uma edição especial e um documentário com detalhes da vida pessoal de Katy, o álbum completa 10 anos e se mostra atemporal, como poucas obras, afinal, quem ainda não dança e se diverte ao som de “Firework”, “California Gurls” ou “Last Friday Night”?!
O segundo trabalho oficial sob o título de Katy Perry (que já havia lançado um álbum gospel como Katy Hudson) foi gravado entre 2009 e 2010 e lançado em 24 de agosto de 2010 pela Capitol Records. Entre os produtores estão grandes nomes da indústria musical, como Max Martin, Dr. Luke, Benny Blanco, Tricky Stewart, Stargate e Greg Wells.
Katy fez parte da composição de todas as faixas, algumas ainda contaram com a colaboração de Bonnie McKee e Ester Dean. Compositoras que também trabalharam com artistas como Avril Lavigne, Christina Aguilera, Kylie Minogue, Britney Spears e Kelly Clarkson (McKee); Rihanna, Beyoncé, Ciara, The Pussycat Dolls, Nicole Scherzinger, Usher e Nicki Minaj (Dean).
As faixas, de maioria com sonoridade alegre, trazem como tema o amor, o crescimento pessoal, o auto-empoderamento, e claro, as festas. A faixa-título, por exemplo, traz alguns trechos do tipo:
“Você me acha bonita sem maquiagem
Me acha engraçada quando conto uma piada errada
Eu sei que você me entende, então eu me solto /
Você me faz sentir como em um sonho de adolescente
Você me deixa tão excitada que não consigo dormir
Vamos fugir daqui e nunca olhar para trás”
Singles
Tudo começou com “California Gurls”, uma parceria com o rapper Snoop Dogg lançada em 07 de maio de 2010. A faixa tem uma pegada disco/eletropop e faz uma homenagem à Califórnia, suas praias, estilo de vida e principalmente às garotas do estado.
A sonoridade da canção e o visual de seu videoclipe apresentaram o Teenage Drem ao público e deram o tom do projeto e toda a sua era. O clipe foi inspirado em um jogo chamado Candy Land e teve influencias dos filmes “A Fantástica Fábrica de Chocolate” e “Alice no País das Maravilhas” para a criação de um mundo lúdico com estética doce, multicolorida e alegre.
California Gurls foi seguida pela faixa-título “Teenage Dream” que narra um amor adolescente, e foi lançada no dia 23 de julho de 2010. A próxima música de trabalho foi “Firework”, considerada por Katy como a faixa mais importante do álbum. A canção foi lançada em 26 de outubro de 2010 e é um verdadeiro hino que fala de superação, empoderamento, aceitação pessoal e motivação. Na faixa Katy canta:
“Há uma chance para você?
Porque há uma faísca em você /
Você só tem que acender a luz
E deixá-la brilhar
Domine a noite
Como o 4 de Julho /
Porque, querido, você é um fogo de artifício
Vá em frente, mostre o que você vale”
O quarto single do álbum foi “E.T.”, lançada em 16 de fevereiro de 2011. Segundo Perry, a faixa fala se apaixonar por um estrangeiro e o tema ganha metáforas extraterrestres na composição. Para o lançamento do clipe a música ganhou um remix com parceria do rapper Kanye West.
E.T foi seguida por “Last Friday Nignt (T.G.I.F)” uma das músicas de maior sucesso do álbum. É uma típica música de festa que fala das lembranças da sexta-feira passada. O videoclipe ganhou uma estética dos anos 80 e contou com participações especiais de Rebecca Black, atores da série Glee, o grupo musical Hanson e o saxofonista Kenny G. O single foi lançado no dia 06 de junho de 2011.
A sexta e última música de trabalho da versão original do Teenge Dream foi “The One That Got Away“. A primeira balada trabalhada na era foi lançada em 26 de setembro de 2010 e foi a primeira a ter um rendimento mediano. A faixa fala de um amor adolescente que se perdeu com o tempo.
Com o relançamento do álbum em 2010, o “Teenage Dream: The Complete Confection”, a era ganhou mais dois singles: “Part of Me” lançado em 13 de fevereiro de 2013, e “Wide Awake” lançado no dia 22 de maio do mesmo ano.
A primeira faixa fala sobre ficar forte após o fim de um relacionamento, onde Katy Perry soa até com raiva durante o refrão. Wide Awake é a balada que fecha os trabalhos da era Teenage Dream e faz uma reflexão sobre sua vida, principalmente os pontos baixos. O clipe revisita todo o histórico do álbum mostrando uma Katy perdida em um labirinto de desilusões, fraca, vulnerável, decepcionada amorosamente, mas que encontra forças para se libertar.
Críticas e Recordes
O álbum recebeu diversas críticas profissionais de todos os tipos. As positivas elogiavam sua produção, sonoridade e temas abordados, chegando a dizer que a cantora trabalhou o melhor do pop da atualidade em algumas faixas.
Os comentários negativos afirmaram na época que o álbum não era consistente e se apoiava nos singles fortes cuidadosamente criados para fazer sucesso. Greg Kot, do Chicago Tribune, chamou os vocais de Perry de “robóticos, e sem qualquer elegância ou nuance”
Mas o que não podemos negar é que o álbum ganhou o coração da principal crítica: O público. Teenage Dream estreou na lista dos mais vendidos em diversos países, incluindo os Estados Unidos onde debutou no topo da Billboard 200 com 192 mil unidades comercializadas.
Mundialmente, vendeu mais de 20 milhões de cópias, sendo o 2° álbum pop mais vendido da década de 2010, atrás somente do 1989 de Taylor Swift, lançado em 1014, que vendeu 24 milhões de cópias.
Até hoje ele é o primeiro e o único álbum de uma artista feminina a conquistar cinco #1 na Billboard Hot 100 – e a primeira desde Michael Jackson -, com California Gurls, Firework, E.T., Last Friday Night e Teenage Dream.
Visual
Um dos pontos mais marcantes da era Teenage Dream foi o visual adotado por Katy Perry durante o tempo de trabalho. A cantora ficou conhecida por seus cabelos coloridos, saias com cupcakes e acessórios com doces e corações. As inspirações usadas no clipe de California Gurls invadiram os ensaios fotográficos, eventos públicos e principalmente o palco e figurinos da California Dreams Tour.
Turnê
Falando na turnê, ela foi outro pondo de sucesso vindo do Teenage Dream. A segunda turnê mundial de Katy começou no dia 20 de fevereiro de 2011, e passou pela Europa, América do Norte, Ásia, América do Sul e Oceania somando 124 apresentações.
Aqui no Brasil a California Dreams Tour passou por São Paulo e Rio de Janeiro, onde Katy se apresentou para um público de 100.000 pessoas, o maior de sua carreira.
Nenhum comentário