Eventos

Projeto de formação em negócios criativos nas periferias ganha edições em Planaltina e Ceilândia

31 de julho de 2019

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do projeto Hub de Quebrada – negócios criativos nas periferias do DF, que acontecerá nas RAs de Ceilândia e Planaltina, na segunda semana do mês de agosto. Hub de Quebrada consiste em uma formação voltada para empreendedores criativos, agentes culturais e jovens de periferia que tenham um projeto/ideia na área cultural, promovendo capacitação no intuito de permitir que os participantes possam dar seus primeiros passos para concretizar seus projetos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 04 de agosto através do link: https://bit.ly/2LCeJBG

Ao longo dos dois dias de atividades em cada cidade, os participantes terão acesso a um conteúdo multidisciplinar e diversificado em que serão abordados diversos temas ligados empreendedorismo cultural e criativo. Dividido em quatro módulos, o conteúdo da formação abordará, entre outros temas, conceitos acerca da economia e das indústrias criativas, gestão cultural, inovação, marketing, comunicação e plano de negócios. No último dia, os participantes terão a oportunidade de apresentar a sua ideia de negócio criativo para um júri e as melhores ideias serão agraciadas com uma mentoria que envolverá especialistas do Brasil e de Portugal ligados às indústrias criativas.

O projeto é uma iniciativa da jornalista, produtora cultural e empreendedora criativa, Ionara Silva, especialista em Gestão de Indústrias e Culturas Criativas pela Universidade de Lisboa. O objetivo do projeto é promover a formação de agentes culturais e empreendedores das periferias do DF possibilitando o acesso à informação e troca de conhecimentos acerca das estratégias de desenvolvimento de negócios no campo da criatividade. 

Segundo a especialista, os participantes terão a oportunidade de desenvolver suas ideias a partir do exercício prático de construção de um Plano de Negócios e refletir sobre a sua ideia de maneira sustentável financeiramente. “Em meio à crise econômica e o aumento significativo do número de desempregados, as periferias seguem sendo um espaço de intensa força criativa na busca de soluções para sobreviver. Porém, apesar de figurar como um potente território de soluções é praticamente nula a participação de jovens de periferia, por exemplo, em rodadas de negócios ou apresentando o seu projeto para investidores”, afirma. Neste sentido, o projeto pretende conectar empreendedores criativos do DF a profissionais e potenciais parceiros em outras cidades, como Lisboa, capital de Portugal, cidade em que a especialista viveu os últimos meses e teve a oportunidade de especializar-se. “O Hub de Quebrada é uma oportunidade para que empreendedores criativos de periferias possam refletir sobre a sua ideia e colocá-las em prática a partir de um plano de negócios e estratégias reais de como fazer o projeto acontecer em meio às adversidades”, completa.

O projeto é uma realização da LabIT Negócios Criativos com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC DF através do projeto Conexão FAC e conta com apoio da empresa Business Portugal, Complexo Cultural de Planaltina, Ruas, Jovem de Expressão e Um Nome Produção e Comunicação.

Serviço – HUB de Quebrada
Link para inscrições: https://bit.ly/2LCeJBG
Informações: hubdequebrada@gmail.com
Telefone: 61 99418-2655

Etapa Planaltina
Data: 06 e 08/08 (3ª e 5ª feira)
Horário: 19h às 22h
Local: Complexo Cultural de Planaltina, St Administrativo Via WL 02

Etapa Ceilândia
Data: 07 e 08/08 (4ª e 5ª feira)
Horário: 14h às 18h
Local: EQNM 18/20, Praça do Cidadão, Ceilândia Norte

Com Informações: Um Nome Produção e Comunicação

Nenhum comentário

    Deixe uma mensagem