Beleza Vitrine

Pensando em mudar seu cabelo escuro? Saiba como cuidar dos fios

7 de fevereiro de 2020

Muitas mulheres com cabelos escuros desejam mudar a aparência adotando madeixas produzidas em tons de dourado e platinado ou mesmo com luzes, mechas californianas ou balaiagem.

Independente do objetivo, o caminho é o mesmo, a descoloração capilar. Mas para que os cabelos fiquem com uma aparência saudável e bonita após o procedimento é essencial investir em alguns cuidados antes e depois.

A seguir saiba como funciona a descoloração dos cabelos e quais cuidados devem fazer parte da rotina de quem almeja clarear os fios.

Como funciona a descoloração capilar?

A descoloração capilar ocorre a partir da associação do pó descolorante com a água oxigenada ou amônia.

Nesse procedimento, o oxigênio tem a função de abrir a fibra capilar, enquanto o pó-descolorante age retirando os pigmentos de cor, sendo possível usar outras substâncias durante o clareamento.

As substâncias químicas presentes no descolorante em conjunto com o oxidante abrem as escamas dos fios e penetram removendo o pigmento interno da fibra capilar.

No entanto, nesse processo, a força da química resulta na remoção dos aminoácidos, lipídeos e de outros componentes presentes no fio.

Portanto, é comum que após o procedimento os cabelos fiquem com aspectos desidratados, ressecados, porosos, quebradiços e sem brilho, o que ocorre pela perda da hidratação e dos nutrientes.

Quanto mais escuro for o cabelo inicialmente, maior terá que ser a descoloração do fio. Em geral, os descolorantes têm diferentes volumagens, que consistem na concentração de produto que será diluído em determinada quantidade de água.

Quanto maior for a volumagem do produto, maior será a abertura das escamas da fibra capilar e, consequentemente, mais intenso o clareamento.

Quais os cuidados antes da descoloração?

Como visto, o processo de descoloração capilar é danoso aos fios por remover aminoácidos e nutrientes juntamente com a melanina, pigmento que dá cor ao fio.

Dessa forma, para minimizar os danos causados pela química é essencial que haja uma preparação antes e que os fios sejam avaliados para verificar se ele está em condições de receber esse tratamento.

Inicialmente, o especialista responsável deve fazer uma análise do fio verificando questões como químicas usadas anteriormente, elasticidade e resistência dos fios e também a porosidade.

Caso os cabelos estejam mais frágeis, é recomendado que se faça tratamentos antes de realizar o procedimento, garantindo maior resistência aos fios antes da aplicação das químicas.

Após a descoloração, a tendência é que os fios fiquem mais frágeis, o que pode demandar a realização de uma hidratação ou cauterização posterior ao procedimento.

O especialista também é o profissional mais capacitado a recomendar produtos específicos de acordo com as características dos fios, mantendo-os mais hidratados.

Um cuidado essencial antes de fazer a descoloração dos cabelos é avaliar quando foi realizado o último tratamento químico no cabelo.

Procedimentos muito próximos podem potencializar os danos e favorecer a quebra dos fios.

Como cuidar do cabelo descolorido?

A manutenção da cor após o procedimento de descoloração depende de cuidados específicos, como evitar a exposição solar excessiva, o cloro e sal. Além disso, a recomendação é usar xampus matizadores que evitam que o cabelo fique esverdeado ou amarelado, ajudando a manter a cor desejada.

Outro aspecto importante é a adoção de um cronograma capilar que contemple todas as necessidades do fio após o procedimento químico. Confira!

Nutrição

Com a tendência dos fios a ressecar após a descoloração, a nutrição deve ser um aspecto contemplado nos cuidados de quem tem o cabelo descolorido.

A indicação é usar produtos específicos para cabelos tingidos e fazer uma hidratação, ao menos, uma vez por semana.

Se for possível, a recomendação é fazer uma hidratação profissional ao menos uma vez por mês, o que vai garantir mais brilho e saúde aos fios.

Reparação profunda

Os fios descoloridos tendem a ficar danificados, exigindo cuidados relacionados à reparação profunda da fibra capilar.

A realização de uma cauterização pode ajudar nesse sentido, pois esse tratamento diminui a porosidade dos fios, o que aumenta a maciez e aspecto disciplinado dos cabelos.

Outros cuidados de reparação profunda para serem feitos em casa incluem o uso de máscaras e ampolas de hidratação.

Hidratação

A hidratação é outro ponto do cronograma capilar após a descoloração, sendo indicada a umectação com óleos vegetais.

Uma dica é passar o óleo de coco nos cabelos e deixar agir durante toda a noite e lavar normalmente no dia seguinte.

Uma opção é usar o produto em conjunto com a máscara de hidratação para potencializar os resultados obtidos.

Portanto, nada impede mudar seu cabelo escuro por meio da tintura e da descoloração, no entanto, é essencial fazer o tratamento com um cabeleireiro de confiança e adotando os cuidados prévios e posteriores adequados.

A realização incorreta ou uso de produtos inadequados podem causar problemas como a queda de cabelo ou mesmo queimaduras. Nesses casos, é essencial buscar auxílio profissional de um médico especialista em cabelos.

You Might Also Like...

Nenhum comentário

    Deixe uma mensagem