Como muita coisa na moda vai e vem, era de se esperar que a moda militar voltasse a qualquer momento. Bastante usada há alguns anos atrás (2010/11), num formato mais moderno que o original, ela se reinventa mais uma vez e vira destaque em 2015 e 16. Looks com pegada urbana, misturando texturas voltam ao dia a dia de forma atual e forte.
Mas afinal, de onde veio essa influência militar? A história começou lá nos anos 40, no período da segunda guerra mundial onde as mulheres que serviam ao exército acabaram servindo como exemplo de igualdade e influenciando a moda. Seus uniformes tinham modelagens e cores que respeitavam os códigos militares e isso acabou refletindo no estilo usado nas ruas. Os homens praticamente viviam de uniforme, então para eles usar essas peças era algo mais natural.
E o que define um look ou peça com influência militar, ou como militarismo? As características do estilo militar vão muito além do camuflado. As mais marcantes são:
– Tons de verde escuros, predominantemente o verde musgo, com “pitadas” de preto, marrom e dourado.
– Tecidos pesados com modelagens mais sociais (peças bem parecidas com uniforme – Camisas, macacões, jaquetas, calças…).
– Botas com cadarço ou fivelas. Na maioria das vezes de couro, pretas ou marrons.
– Por fim, a estampa camuflada – que não precisa necessariamente seguir um padrão.
Você pode montar um look com várias dessas características, ou mistura-las a outras peças. Não tenha medo de ousar. Um visual romântico pode ser transformado com detalhes do militarismo.
A peça-chave, com certeza é a jaqueta militar (ou a parka). Esse ano ela voltou repaginada e enfeitada com patches. Detalhes que a deixam bem mais descontraída.
E aí, gostou do apanhado de informações? Lembre-se que o militarismo é uma tendência atual, para homens e mulheres. Com trabalha cores escuras e tecidos grossos, é a cara do outono e do inverno. Então aproveite as temperaturas mais baixas e se jogue 😉
Quem usa?
Fique com mais looks para te inspirar:
Fotos: Lookbook.nu, Pinterest e internet.
Nenhum comentário