O Festival Trilha da Inclusão, que conta com realização da Guia Acessibilidade Inclusiva e recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, realiza sua primeira etapa promovendo atividades formativas gratuitas em formatos online e presencial. São três cursos de capacitação: Acessibilidade Cultural, Audiodescrição para Eventos Culturais e Braile, destinados a gestores culturais, artistas, pesquisadores e público interessado no tema. As inscrições começaram no dia 9 e vão até 22 de maio e devem ser feitas pelo link na bio do Instagram do projeto @trilha.dainclusao.
O Curso de Acessibilidade Cultural será ministrado por Cássia Lemes, de 27 de maio a 19 de junho, em formato online. Serão dez encontros com duração de 2h por aula, sempre às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h. A proposta é a capacitação e sensibilização de agentes culturais, identificando as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência, abordagem das leis vigentes, recursos de acessibilidade e exploração de estratégias para tornar os eventos culturais mais acessíveis. Cássia é produtora cultural e consultora em acessibilidade.
À frente do Curso de Audiodescrição, o consultor Anderson Tabuh que ensinará a técnica de extrema importância para pessoas com deficiência visual, baixa visão, idosos, dentre outros grupos que são beneficiadas com o método. Os participantes deverão ter noções básicas de informática. A especialização é gratuita e com aulas online, de 28 de maio a 25 de junho, das 19h às 21h.
Tabuh atua na área de inclusão de pessoas com deficiência há 20 anos. Criou a Sinal de Afeto em junho de 2019, por acreditar que a acessibilidade deve ser garantida em benefício de todas as pessoas, afetando-nos positivamente e transformando a sociedade onde vivemos.
Na modalidade presencial, o Curso de Braile será realizado aos sábados, de 25 de maio a 07 de julho, das 14h às 17h, no Espaço Cultural Renato Russo (508 sul). Viviane Santos será a facilitadora dessa qualificação de aperfeiçoamento do sistema de escrita tátil, utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, composto por combinações de pontos em relevo que representam letras, números e símbolos. Participantes com deficiência visual deverão ter noções básicas da técnica.
Segundo o IBGE, somente no Brasil, há mais de 6,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual.
A critério da coordenação dos cursos, 20% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência e poderão ser priorizadas inscrições de pessoas não brancas, mulheres e pessoas da periferia, seguindo esta ordem de priorização.
As atividades formativas contam com intérprete de libras, material de apoio e audiodescrição. Na conclusão, os participantes receberão certificados.
Em 2018, um estudo realizado pela Codeplan – Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD, apontou que o Distrito Federal possui mais de 139.708 mil pessoas com algum tipo de deficiência, isso corresponde a 4,8% da população. A pesquisa considerou pessoas com deficiência com grande dificuldade ou que não conseguem de modo algum realizar atividades como enxergar, caminhar/subir degraus ou que possuem deficiência mental/intelectual limitadora.
Cássia Lemes, idealizadora e facilitadora do Trilha da Inclusão, destaca: “Quando defendemos que a cultura e a arte devem ser apreciadas por todas as pessoas, precisamos pensar que muitas vezes essa parcela da população não têm o seu direito garantido, devido à falta de acessibilidade e às diversas barreiras existentes, dificultando o acesso aos bens culturais produzidos em todo o País”.
Festival Trilha da Inclusão
E durante o mês de junho, o Festival Trilha da Inclusão abre espaço para discussões profundas sobre os maiores obstáculos enfrentados pelas pessoas com deficiência em sua vida diária. A programação conta com capacitações, palestras, intervenções artísticas, vivências, shows e seminário, colocando as pessoas com deficiência no centro do palco e promovendo uma trilha do conhecimento no campo da acessibilidade. O evento será realizado no Espaço Cultural Renato Russo (508 sul) e Clube do Choro, a partir de 14 de junho. Todas as atividades serão abertas ao público.
Serviço – Trilha da Inclusão
Curso de Acessibilidade Cultural
Online e gratuito
Inscrições de 9 a 22 de maio e devem ser realizadas pelo Instagram @trilha.dainclusao
Período: De 27/05 a 19/06
Horário: das 19h às 21h
Plataforma: Google Meet
Carga horária: 20h/aula – 2 aulas por semana
Facilitadora: Cássia Lemes
Capacidade: 30 vagas
Certificado para quem finalizar o curso
Podem participar pessoas a partir de 18 anos.
Curso de Audiodescrição
Online e gratuito
Inscrições de 9 a 22 de maio e podem ser realizadas pelo Instagram @trilha.dainclusao
Período: De 28/05 a 25/06
Horário: das 19h às 21h
Plataforma: Google Meet
Carga horária: 20h/aula – 2 aulas por semana
Facilitador: Anderson Tabuh
Capacidade: 30 vagas
Certificado para quem finalizar o curso
Podem participar pessoas a partir de 18 anos.
Curso de Braile
Presencial e gratuito
Inscrições de 9 a 22 de maio e podem ser realizadas pelo Instagram @trilha.dainclusao
Período: De 25/05 a 07/07
Horário: das 14h às 17h
Local: Espaço Cultural Renato Russo (508 sul)
Carga horária: 20 horas-aula (apenas aos sábados)
Facilitadora: Viviane Araújo
Capacidade: 30 vagas
Certificado na conclusão do curso
Podem participar pessoas a partir de 18 anos.
Com Informações: Tato Comunicação
Nenhum comentário