A criatividade do DF se reúne para apresentar um grande Mosaico Cultural. Entre 26 de setembro e 25 de outubro, a música, o teatro, a literatura, o artesanato, o audiovisual e o patrimônio cultural do território chegam à sua casa de forma gratuita, através do Youtube, como festival multilinguagem. Ao todo, o evento apresenta cerca de 90 horas de conteúdo ao vivo em múltiplos horários, com direito a dois festivais de música, apresentações teatrais, oficinas criativas, sarau de poesia, atividades audiovisuais e até uma feirinha virtual.
Com mais de 50 atividades previstas ao longo do mês de realização, o Mosaico Cultural é espaço aberto para troca e aprendizado, com oficinas e cursos que versam sobre música, teatro, audiovisual e empreendedorismo. Além disso, apresenta programação musical de peso, com nomes de destaque do cenário do DF e novos talentos.
Grupos de diferentes RAs da capital do Brasil compõem o festival, que reúne coletivos de São Sebastião, Núcleo Bandeirante, Planaltina, Guará e Recanto das Emas. Este Mosaico Cultural desafia artistas e coletivos a se expressarem no mundo virtual, experimentando novas linguagens, formatos e futuros atravessados pela pandemia, e apresentando conteúdos exclusivos para a web.
Realizado pela Box Companhia de Arte, correalizado pelo coletivo Criolina e o Instituto SOMA Cidadania Criativa, e com fomento da Secretaria de Cultura e do Governo do Distrito Federal, o Mosaico Cultural reúne esforços do mandato do Deputado Leandro Grass em injetar recursos na economia cultural do DF em tempos difíceis para este setor, gravemente impactado pela crise econômica atribuída ao novo Coronavírus.
A música estará bem representada em duas iniciativas de núcleos propulsores do setor no DF: o Criolina Instrumental e o projeto Utopia. Atuante na noite do DF há 15 anos, o Criolina transmitirá os shows da cervejaria homônima – sem plateia -, contemplando 16 grupos selecionados pelo Coletivo, destacando o protagonismo da música instrumental da cidade, que se revezam em oito dias de programação.
No line-up figuram: Gypsy Jazz Club, Funqquestra, Passo Largo, Muntchako, Face Quarteto, Esdras Nogueira e Grupo, Paula Zimbres, Zé Krishna e Amigos Eternos, Pablo Fagundes Grupo, Forró Red Light convida Martinha do Coco, Brasília Samba Jazz, Bradixie Band, Rodrigo Bezerra e Grupo, Ian Coury Trio, Marlene Souza Lima e Capivara Brass Band. Ao final da programação, no dia 24/10, o coletivo Criolina apresenta ainda uma edição especial de sua festa virtual Tela Plana, sucesso de público ao longo do período de isolamento social.
Já no Festival Utopia, associado à rádio comunitária Utopia de Planaltina (Associação de Difusão Comunitária Utopia, presente na comunidade há 24 anos), 20 artistas e bandas selecionadas por edital apresentarão showcases de seus trabalhos. Os selecionados recebem ajuda de custo para a gravação e concorrem a prêmios de até R$ 1.650,00 oferecidos aos três grupos com mais curtidas em vídeo específico de divulgação do show em suas contas de Instagram. A saga pelos likes acontece ao longo de todo o Mosaico.
O teatro tem lugar marcado neste Mosaico, com atividades para toda a família. A Companhia Celeiro das Antas, do alto de seus 29 anos recém-completos e memória fundada na RA do Núcleo Bandeirante, apresenta oficinas pedagógicas ligadas à técnica do humor físico, direcionadas a jovens do EJA (entre o 7º e 3º ano) como parte do projeto Antas Confinadas, criado exclusivamente para a programação do Mosaico Cultural. Ao final, as oficinas ministradas pelo aclamado diretor José Regino e integrantes do grupo ganham tom prático, a partir da análise da versão do clássico “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare.
A primeira infância também tem vez na programação, com a participação da Cia. Fábula, de São Sebastião. Com espetáculos pensados para crianças entre três e oito anos, o grupo traz 12 lives de peças infantis, exibidas em três programas semanais: Confabulando com o palhaço Café; Eternas Fábulas; e Diversão com o Rei Zezão.
O Sarau das Sebastianas também é presença garantida no projeto e contará com quatro sessões ao vivo, trazendo para as telas a potência deste movimento feminino na comunidade de São Sebastião. As artistas provam a força da poesia periférica nestas apresentações e vão além desta linguagem, reunindo mulheres musicistas e performers, reforçando o foco na difusão da literatura.
Outra oficina que também promete repercussão é a de canto online do projeto Canto No Seu Canto, ministradas diretamente de São Sebastião. Na atividade, 20 jovens e adultos terão aulas direcionais de técnica vocal. Com aulas teóricas de segunda à sexta, e prática vocal aos sábados com convidados especiais, a atividade pretende formar novos cantores para projetos solo ou em coro. O curso é ministrado pelo pedagogo e regente Júnior Prudêncio, atuante na educação musical há 16 anos. Quem o acompanha nas aulas online é Victor Júnior, pianista e professor. Já os convidados são: Janayara Lima (cantora), Sandra Teixeira (musicoterapeuta), Soyane Schisler (fonoaudióloga), e Waldir Cordeiro e os alunos do coral Santo Afonso.
O Mosaico Cultural inova e conta, ainda, com uma versão online da Feira da Pracinha do Museu Online, tradicional evento semanal que acontece na Praça do Museu Histórico de Planaltina, cujas atividades também foram interrompidas em razão da pandemia. Ao todo, 20 artistas selecionados em chamada pública se apresentam ao longo do festival. A Feira da Pracinha do Museu é uma iniciativa da Associação dos Amigos do Centro Histórico de Planaltina, entidade criada em 2007.
Por fim, Mosaico apresenta o webcurso Faça Você Mesmo, com oficinas de produção de conteúdo audiovisual em baixo custo, impactando cerca de 100 jovens do Recanto das Emas, Samambaia e Riacho Fundo, e apresentando mostra com os vídeos produzidos ao final do processo, tendo como foco os temas de sustentabilidade e ciências.
Serviço – Mosaico Cultural
Quando: 26 de setembro a 25 de outubro de 2020
Onde: Canal Mosaico Cultural DF no Youtube
Horários: Apresentações diárias em faixas horárias distintas.
Programação completa: http://mosaicoculturaldf.com.br/programacao/ Exibições das lives: youtube.com/mosaicoculturaldf
Classificação indicativa: Livre para todes os públicos.
Valores: Evento online e gratuito.
Redes Sociais (FB, IG e YT): @mosaicoculturaldf
Com informações: Um Nome Produção e Comunicação
Nenhum comentário