Quando tratamos de diversidade na moda, é preciso ressaltar que falamos de um grupo variado de pessoas. Isso inclui etnia, orientação sexual, diferenças físicas, identidade de gênero, condições socioeconômicas, idade, classe social, entre outros. Afinal, somos compostos por pessoas com histórias e experiências distintas. Logo, promover a representatividade na indústria fashion significa proporcionar um ambiente acolhedor para um número diverso de pessoas e suas particularidades.
O debate é tão importante que foi escolhido como tema do desfile dos alunos do curso de Design de Moda do IESB. A apresentação das coleções será realizada nesta quinta-feira, 8/12, às 20h, no estacionamento coberto do IESB campus Asa Sul (614 Sul). O evento é gratuito e aberto ao público.
“Os alunos vão apresentar coleções com peças transformáveis e versáteis, criadas para atender pessoas em diversas situações, seja ela física ou social. São looks com propostas inovadoras e de grande relevância dentro do contexto, que buscam acolher pessoas com dificuldade em encontrar peças que atendam suas reais necessidades”, explica a professora Maísa Abranches, coordenadora do curso de Design de Moda do IESB.
O desfile faz parte das atividades do Projeto Integrador, onde os estudantes colocam a teoria em prática e promovem o evento, desde a concepção até a realização final, com a confecção das roupas. Ao todo, 120 looks serão apresentados nesta edição, com a participação de 73 estudantes.
Entre os trabalhos que estarão na passarela, as estudantes do segundo semestre do curso, Elisabete Fremau e Stefanny Lima, sob a orientação da professora Rafaella Lacerda, desenvolveram uma coleção dedicada às necessidades dos coletores de recicláveis, residentes da ocupação do Noroeste. “As roupas são utilitárias, com tecidos especiais para os usuários do clima de Brasília e, ao mesmo tempo, são próprias para proteger os coletores, que na verdade são ciclistas, que precisam também ser visíveis no trânsito e resistentes a possíveis quedas”, disse Elisabete. Para o desfile, as estudantes levarão uma convidada especial: a coletora de recicláveis Ana Vitória, de 23 anos, mãe de dois filhos.
O desfile será dividido em dois blocos do Projeto Integrador: módulo 1B e 2B. Enquanto o módulo 1B traz a diversidade, os estudantes do módulo 2B, do terceiro e quarto semestre, são livres para escolher a temática.
Entre eles, a aluna Thayná Tavares vai apresentar a coleção “O Nascimento de Vênus”, inspirada na obra do artista italiano Sandro Botticelli. “Trabalho a elegância da figura feminina que é forte e liberta, fazendo alusão a deusa Vênus que nasce das águas e veleja sobre uma concha levada pelos ventos, expondo sua força e delicadeza”, diz a estudante.
Aluna do 4º semestre do curso, Mel Assunção Rebouças Lopes apresenta a coleção “A arte de viver”. “Nela, eu conto algumas histórias marcantes da minha vida, junto com mulheres essenciais para o meu desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional, ressaltando a tese de que moda e arte são interligadas. Todas as peças irão explorar materiais e técnicas diferentes, em que, uma vez vestidas, elas se tornam roupas e ao mesmo tempo obras de arte”, disse Mel ao destacar a importância de aliar a teoria à prática na graduação. “É o momento de testar e descobrir uma nova experiência. Levar nosso conhecimento para um desfile tão especial será uma oportunidade incrível”, completou a aluna.
Serviço – Desfile de moda dos alunos do IESB
Data: 8/12 (quinta-feira)
Horário: 20h
Aberto ao público
Local: Estacionamento coberto – subsolo – Campus Sul (614 Sul).
Com Informações: Faro Criativo Comunicação
Nenhum comentário