Em 2023, o Brasil celebra os 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação. O brasileiro recebeu esse título por causa da sua invenção, o 14 Bis, primeiro avião da história. Mas antes deste lançamento, o inventor trabalhou em outros aparelhos que desafiaram a física e cortaram os céus no início do Século XX. A partir do dia 1º de agosto, o Conjunto Nacional recebe mostra comemorativa ao centésimo quinquagésimo aniversário de Dumont, onde será possível ver uma réplica em tamanho real do Demoiselle, avião desenvolvido por Dumont. A exposição estará no shopping até o dia 15 de agosto, no hall da Entrada “E”, em frente à loja Riachuelo, no térreo.
A mostra ainda traz 15 totens com imagens e informações sobre a vida e as invenções de Santos Dumont, figura histórica que nasceu em 20 de julho de 1873, em Palmyra, no estado de Minas Gerais – cidade que posteriormente foi batizada de Santos Dumont. Na época em que morava na França, em 1906, o mineiro revolucionou a aviação moderna ao conciliar as variáveis de sustentação, peso, potência e equilíbrio para construir um aparelho mais pesado que o ar.
Sobre o Demoiselle
Também conhecido como Libellule, o Demoiselle foi o melhor modelo de avião criado por Santos Dumont. Em novembro de 1907 o inventor brasileiro Alberto Santos Dumont concebeu o Demoiselle, um pequeno avião de apenas 56 kg, considerado o primeiro ultraleve do mundo. Com esse aparelho ele fez voos de menos de 200 metros em Saint-Cyr (Paris, França) nos dias 17 e 21 do citado mês. O nome do aviãozinho significa “senhorita” em francês, e foi motivado por sua pequenez, beleza e graciosidade.
A intenção de Dumont era que essas aeronaves fossem fabricadas em larga escala e com isso popularizar a aviação, recebendo 300 cópias em vários países da Europa e nos Estados Unidos.
Serviço – Exposição 150 Anos de Santos Dumont
Data: de 1º a 15 de agosto
Horário de visitação: Horário de funcionamento do shopping
De segunda a sábado, das 9h às 22h e aos domingos, das 12h às 20h.
Acesso gratuito
Com Informações: Simone Azevedo Comunicação
Nenhum comentário