Educação Eventos

Afro em Movimento promove capacitação para empreendedores negros

19 de março de 2022

O Projeto Afro em Movimento, realizado pelo Beco da Coruja Produções e Instituto Janelas da Arte, vai promover o Laboratório Afro com formação e qualificação para empreendedores negros. Ao todo serão ofertados 11 cursos, totalizando 144 horas/aula, nas áreas de empreendedorismo afro, design criativo e direção de arte, marketing digital, impactos sociais, canvas, roteiro e edição de vídeo, fotografia, letramento digital, negócios digitais, podcast e educação financeira.

Também haverá espaço para palestras, lives, painéis, feira de empreendedorismo afro e apresentações artísticas, a fim de não somente combater o racismo, mas desenvolver mais e mais uma consciência antirrascista em nossa sociedade. Todas as atividades são gratuitas e as vagas para as capacitações são limitadas.

E já estão abertas as inscrições para os primeiros cursos do projeto, Empreendedorismo Afro, Letramento Digital e Fotografia. Os cursos são gratuitos e as aulas, presenciais, acontecem no Copa Network (Asa Norte), a partir de 4 de abril.

E acompanhem! Até 26 de abril, será realizada uma série de lives com os professores do Laboratório Afro. Nos bate-papos, moderados pelo coordenador pedagógico Leandro de Carvalho, cada instrutor dará detalhes sobre sua formação e a temática a ser desenvolvida, bem como informações gerais sobre as inscrições, que são abertas sempre após cada live. Os bate-papos virtuais são realizados no Instagram do projeto @afroemmovimentodf, sempre às 20h. Mais informações em www.afroemmovimento.com.br

 “O projeto é aberto ao público do DF, em especial as pessoas em vulnerabilidade social, com todas as atividades gratuitas, para assim democratizar o acesso à formação, qualificação e conhecimento, além de fomentar as discussões acerca das desigualdades raciais e criar oportunidade de negócios e inserção dos negros no mercado de trabalho”, explica Lorena Oliveira, diretora do Instituto Janela das Artes.

O projeto Afro em Movimento tem realização e produção do Beco da Coruja Produções (@becodacoruja) e Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Sustentabilidade (@institutojanelasdaarte), e fomento da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal( @sejus_df).

SOBRE OS CURSOS

Empreendedorismo Afro
Facilitação
: Wemmia Santos
Carga horária: 14h
Horário: 19h às 21h
Datas das aulas: 04/04, 05/04, 06/04, 07/04, 08/04, 09/04, 10/04

Empreender pode não ser uma tarefa fácil. Mas algumas dicas, truques e macetes podem ajudar a suavizar as pedras no caminho de realização do sonho do próprio negócio. E esta é a missão deste curso, ajudar quem quer empreender ou aperfeiçoar o seu negócio a ter uma visão geral sobre temas importantes da área como: planejamento, marca, produto/serviço, sucesso do cliente, relação com o ecossistema do negócio, aproveitamento dos saberes coletivos, etc. É pra colocar a mão na massa e aplicar todo o conhecimento à sua história, ao seu negócio.

Letramento Digital
Facilitação
: Denys Carvalho
Carga horária: 8h
Horário: 19h às 21h
Datas das aulas: 12/04, 13/04, 14/04, 18/04

Já passou do tempo que bastava aprender o pacote office e como navegar na internet. O mundo hoje é digital. E o curso de Letramento Digital veio para ajudar quem precisa se familiarizar melhor com as ferramentas e as possibilidades que o mundo digital traz. Neste curso você vai aprender conhecimentos básicos para usar ferramentas digitais de trabalho como o Google Docs e o Google Sheets e outras que vão te ajudar a fazer gestão do seu negócio ou mesmo facilitar a sua vida.

Fotografia
Facilitação
: Elimar Caranguejo
Carga horária: 34h
Horário: 14h30 às 16h30
Datas das aulas: 18/04, 19/04, 20/04, 25/04, 26/04, 27/04, 28/04, 29/04, 30/04, 02/05, 03/5, 04/05, 05/05, 06/05, 09/05, 10/05 e 11/05

Com o smartphone a fotografia está a um clique, na palma da mão. Seja para um hobbie, para descolar uma grana ou para melhorar as fotos de produtos para as redes sociais, a fotografia pode ser uma forte aliada para a construção de histórias. E é o que queremos com este curso, tornar a fotografia acessível, trazendo novas possibilidades de construir narrativas e torná-las possíveis de serem executadas através dos celulares. No curso ensinará a captar imagens fotográficas com smartphone ou tablet, usando técnicas para produzir fotos de qualidade para divulgação em sites de e-commerce e redes sociais. Com muita prática será possível aprender as técnicas básicas da fotografia (luz, sombra, enquadramento, etc) aplicando-as às configurações de smartphones e tablets, além de exercícios práticos para a criatividade.

Temas da Lives
15/3- Empreendedorismo Afro
17/3 – Letramento Digital
22/3 – Fotografia
24/3 – Educação Financeira
29/3 – Design Criativo
31/3 – Canvas
5/4 – Roteiro e Vídeo
7/4 – Marketing Digital
12/4 – Impacto Social
19/4 – Negócios Digitais
26/4 – Podcast

Serviço – Afro em Movimento
Lives para inscrição em cursos de capacitação para empreendedores negros

De 15 de março a 26 de abril. Lives às 20h, no Instagram @afroemmovimentodf

Aulas presenciais com início em abril.
Informações sobre o projeto em www.afroemmovimento.com.br

Com Informações: Tato Comunicação

Nenhum comentário

    Deixe uma mensagem