“Ela é cria lá do gueto / Brota ouro lá no gueto”
Não tem frase melhor para começar uma matéria falando do novo trabalho de IZA. A cantora carioca lançou ontem (03/06) a faixa “Gueto”, uma verdadeira celebração às suas origens, e um hino de exaltação da periferia. Para completar o excelente trabalho, nesta sexta (04/06) o clipe foi lançado levando todo o projeto a um nível ainda mais alto.
O clipe tem direção de Felipe Sassi, que já colaborou com outros trabalhos de IZA, e a própria cantora participou do roteiro. O vídeo traz referência à vida de bairros reais que têm seu próprio modo de vida, cultura e costumes, com claras referências ao comércio local, pintura das ruas em época de copa, fechamento de espaços para eventos, etc. Como Olaria, bairro do Rio de janeiro onde IZA passou parte da infância.
O visual colorido, tanto na locação quanto nos figurinos, se encaixa perfeitamente com uma coreografia poderosa e a letra bem chiclete:
Em entrevista ao Portal Popline, IZA contou que quer que as pessoas se sintam inspiradas com o vídeo: “Gueto é como se eu estivesse voltando para Olaria para fazer uma festa, sabe? Num domingo, depois de assinar todos os contratos que eu assinei na vida. É voltar para celebrar. Essa não é uma música sobre ostentação, é sobre ocupação”.
E no vídeo fica claro o orgulho por ter alcançado o sucesso – como nas cenas em que ela assina contratos e participando dos icônicos canais de venda -, mas sem esquecer nem abandonar suas origens, como é mostrado nos takes de rua que poderiam muito bem ser a rua de sua casa anos atrás.
Sobre o assunto, IZA pontua: “Eu sou uma mulher negra, retinta da zona norte do Rio de Janeiro, estampando várias campanhas publicitárias que antes eu não tinha visto rostos negros. Eu não estou falando que eu sou foda com isso, eu estou falando que essas coisas precisam mudar, eu estou falando que eu não via essas coisas e precisa se ver mais para que a gente entenda que a gente pode estar onde a gente quiser. Gueto é sobre esse orgulho de ser de onde eu sou e de conseguir tudo que eu consegui”.
O clipe conta ainda com uma participação muito especial, dona Isabel Cristina, a mãe de IZA, que aparece em uma das cenas mais bonitas do clipe. Gravada na Igreja Nossa Senhora da Penha, o trecho do clipe mostra Isabel ajoelhada nas escadarias, rezando, enquanto sua filha celebra suas e agradece por suas conquistas.
Segundo a artista, este é o primeiro lançamento do seu segundo álbum de estúdio previsto para o segundo semestre, então a nova era vem! Gueto tem influências de Dancehall (estilo musical jamaicano nascido no fim da década de 1970), Reggae, Trap e tem até pitada de samba, ritmos que podem estar presentes nos próximos lançamentos.
Os looks
“Gueto” começou a ser divulgada no dia 26 de março, e logo uma coisa chamou a atenção: Os looks usados por IZA nos vídeos de divulgação. E eles são realmente um capítulo à parte nessa história.
Durante o clipe a cantora usa OITO LOOKS, icônicos, cheios de referência e que se adaptam perfeitamente a cada cena. O stylist é de Bianca Bianca Jahara, parceira de longa data de IZA.
Segundo a Vogue Brasil, algumas das inspirações vêm de diferentes pontos ta cultura pop, como os filmes “101 Dálmatas” e “O Quinto Elemento”, além da peruca de tampa de garrafa, feita por Walério Araújo, em homenagem à Erykah Badu. Detalhes que enriquecerem ainda mais a história contada no projeto.
ICÔNICA!
Nenhum comentário