Mundo POP Vitrine

folklore: A era folk de Taylor Swift

8 de outubro de 2020

A quarentena limitou muito a produção cultural em todo o mundo, mas também permitiu que os artistas se reinventassem e presenteassem seu público com muitas surpresas. Foi neste período que Taylor Swift lançou um dos álbuns mais aclamados e comentados do ano, em plena pandemia.

Sem grandes explicações, “folklore” foi anunciado no dia anterior ao seu lançamento (24 de julho de 2020). O material foi inteiramente concebido durante o isolamento social, causado pela Covid-19, e produzido com a maior privacidade possível, em parceria com Aaron Dessner e Jack Antonoff. Nem a própria gravadora (Republic Records) sabia da chegada do material até poucas horas antes do lançamento.

Capa oficial

O álbum tem uma pegada folk e bem intimista, diferente do pop que Taylor vinha apresentando, mas não distante de sua realidade. Composto por 16 faixas folklore conta com a participação Bon Iver – banda de folk americana – na faixa “Exile” (minha favorita), mas o carro chefe foi a faixa “Cardigan”, que já chegou com um videoclipe INCRÍVEL e impecável, também produzido com isolamento social.

O ponto de partida para a composição do álbum, segundo a própria Taylor Swift, foram imagens diversas que vieram à sua cabeça durante seu isolamento, enquanto deixava sua imaginação rolar. “Logo essas imagens em minha cabeça criaram rostos ou nomes e se tornaram personagens. Me descobri não apenas escrevendo minhas próprias histórias, mas também escrevendo sobre ou da perspectiva de pessoas que nunca conheci, pessoas que conheci ou que gostaria de ter conhecido”, disse à Billboard.

E é justamente por aí que passeia folklore, por histórias que vão além das vivencias de Taylor e mostram outros pontos de vista. Podemos classificá-lo como um álbum conceitual, não pensado para vender, mas sim para contar as histórias que se entrelaçam durante as faixas. O foco é realmente a composição.

Alguns dos personagens mostrados nas músicas são: Rebekah Harkness a fundadora do Harkness Ballet, que se viu odiada por toda a cidade ao ser acusada pela morte de seu marido (Rebekah já viveu na casa que hoje pertence a Taylor Swift, em Rhode Island), e Betty, James e Inez, personagens fictícios que formam um triângulo amoroso contado nas faixas “Cardigan”, “August” e “Betty”.

folklore é o oitavo álbum de estúdio de Taylor, e para comemorar, a cantora disponibilizou oito edições especiais com capas diferentes e limitadas (uma mais linda que a outra, diga-se de passagem). Tempos depois, o álbum também ganhou uma versão deluxe com a faixa inédita “the lakes”. Todas as faixas ganharam Lyric Videos disponíveis no canal de Taylor no YouTube.

“Cardigan” ganhou uma versão ainda mais intimista, ao piano, intitulada “Cardigan (Cabin in Candlelight)”. A versão também trouxe um vídeo inédito mostrando os bastidores da produção visual do álbum. “Cardigan” e o folklore estrearam em primeiro lugar nas paradas Hot 100 e Hot 200 da Billboard – que elencam as músicas e álbuns mais vendidos na semana, respectivamente – tornando Taylor a primeira artista a realizar tal feito. Em setembro, Taylor se igualou a Whitney Houston ao completar 46 semanas no topo da Billboard Hot 200.

De volta aos palcos após o adiamento da turnê do álbum Lover (por conta da pandemia), Taylor apresentou recentemente uma das faixas de folklore no 55º Academy Country Music (ACM) Awards, um dos maiores prêmios da música country nos Estados Unidos. Durante sua participação, Taylor fez uma versão intimista de “Betty”, gravada no Grand Ole Opry House, em Nashville, Tennessee.

Em 2015 Taylor foi reconhecida pela academia ao receber um prêmio por sua contribuição ao gênero, e ser a pessoa mais jovem a vencer as categorias Entertainer do ano e Àlbum do ano, com Fearless

Outro detalhe que se destacou na era folklore foi a loja inspirada no álbum. Taylor colocou à venda itens apaixonantes como xícara, palhetas, capinhas para celular, camisetas, moletons e claro, réplicas do cardigan que ela usa no clipe da faixa de mesmo nome.

Também estão disponíveis no https://store.taylorswift.com/ diversas versões de folklore como o álbum e singles digitais, CD, vinil e até fita cassete.

Ainda não ouviu folklore? Vem que dá tempo. O álbum está disponível em todas as plataformas digitais.

Taylor durante o 55º ACM

Nenhum comentário

    Deixe uma mensagem