Eventos Moda Vitrine

Inspiramais completa 10 anos inspirando a indústria da moda

6 de janeiro de 2020

A próxima edição do Inspiramais é um marco na história dos projetos de construção de moda nacional. Mais do que isso, um ponto de referência para toda a indústria da cadeia produtiva da moda, unindo setores têxteis e confecção, bijuterias, calçados, setor mobiliário, automotivo, de componentes e aviamentos para calçados e confecção: um leque enorme que vem construindo uma identidade única para os produtos brasileiros, agregando valor e identidade a todo o elo da cadeia produtiva de moda.

A construção, que unifica a linguagem e metodologia para a indústria, gera hoje a produção de produtos baseada em referências e inspirações únicas, buscando trazer identidade genuinamente brasileira à toda a produção nacional: são cartelas de cores, pesquisas, consultorias e palestras durante o ano todo e nos mais diversos polos do País, entre diversas ações – universalizando o produto nacional e ampliando a assertividade de suas vendas não só no Brasil como no mercado internacional.

A próxima edição do Inspiramais  será dias 14 e 15 de janeiro de 2020, no centro de eventos Pró Magno, em São Paulo, com entrada gratuita para profissionais do setor, que já podem obter informações pelo site www.inspiramais.com.br

Surgimento
Mas você sabe como surgiu o Inspiramais?  Para Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal (entidade que iniciou o projeto – e que hoje engloba as principais entidades setoriais do País e empresas de todos os portes), a pergunta que não é tão fácil de responder. Segundo ela, foram vários fatores que levaram à sua idealização e realização.

“Facilitar a logística de mostrar materiais de moda contemporânea a cada estação em único local, incentivar a criação de novos materiais com um palco diferenciado e com agregação de conteúdo, integrar toda a cadeia para que sejam compartilhadas informações e favorecer a cooperação entre as empresas, são os mais tangíveis para entender o Inspiramais.  Entretanto, por traz, havia um sonho maior: ter um salão nacional que fosse um referencial interno e externo no lançamento de materiais para a moda, já que esse setor é um dos maiores na economia nacional e ocupa lugar importante no cenário mundial”, conta Ilse.

Nomes da moda encabeçam diretrizes para a indústria

Ao longo dos anos, o Inspiramais já contou com diversos nomes da moda presentes nos projetos. Entre designers, pesquisadores e consultores, um dos destaques é Walter Rodrigues, um dos nomes mais respeitados da moda brasileira. Pesquisador, estilista e designer, Walter acompanha de perto todos os processos do Salão, coordenando o Núcleo de Design do projeto.

“10 anos de Inspiramais significam o resultado de um trabalho incansável e continuo da organização do projeto, que sempre entendeu a importância da inovação, design e tecnologia como o grande diferencial dos materiais de moda feitos no Brasil. Esse evento reforça também o sentido de comprometimento do setor de moda, e aqui o destaque fica por conta de calçados e acessórios, bijuterias, mobiliário e até automotivo.


Parceria com Abimóvel e fortalecimento dos elos da moda

Entre as novidades do Inspiramais está a oficialização da Abimóvel dentro do evento. Parceira desde 2018, a entidade se aproxima ainda mais do Inspiramais, e torna-se promotora do evento ao lado da Assintecal, CICB, Abit e Apex-Brasil.

Cândida Maria Cervieri, diretora executiva da Abimóvel, acredita que a integração entre o mundo da moda, dos materiais e da inovação entre as indústrias é uma oportunidade única para agregação de valor, ganho de competitividade e integração econômica. “O rico material resultado das pesquisas e estudo de aspectos socioeconômicos, culturais, globais e de comportamento de consumo no mundo, é importante fonte de pesquisa também para o setor moveleiro. A título de demonstração concreta é que a cada edição do Salão – principalmente nestes dois últimos anos -, tem havido a apresentação de mais de 1.000 tipos de materiais,cuja convergência com a indústria do mobiliário se torna evidente a exemplo de matérias-primas da indústria têxtil e coureiro.  Portanto a pesquisa, os insumos, as ações apresentadas e a sinergia entre os setores, trazendo novas perspectivas e um novo olhar para a nossa indústria”.


Crescimento do Inspiramais ao longo de 10 anos

O próprio Walter Rodrigues faz um resgate deste período todo, da mudança do mercado, as novas tecnologias e processos, e a própria mudança do consumidor em relação ao consumo e, principalmente, do impacto do evento no mercado de moda.

“É possível contabilizar nesses 10 anos a influência positiva do Inspiramais no setor de moda brasileira.Em primeiro lugar ele estabeleceu um padrão de lançamentos, onde a cada seis meses novos materiais são apresentados, facilitando o trabalho de designers e empresários na criação de suas coleções. O Inspiramais é também uma plataforma de lançamentos inovadores, de tecnologia, de conteúdo e, claro de inspiração.Hoje o Salão é uma referência quando se fala em negócios e tecnologia em toda a América Latina”, analisa Walter.

O pesquisador ainda completa: “No seu inicio, em 2009, reafirmamos a importância da identidade dos produtos, fortalecendo o DNA das empresas, para fortalecer a competitividade. Nos últimos anos, estamos cientes da mudança nos padrões de tecnologia e sustentabilidade e esse tem sido o nosso discurso. O Inspiramais sempre está à frente do seu tempo”.

Ainda, segundo o estilista, a maior transformação ocorreu nas empresas de materiais, pois historicamente, não produziam coleções, mas apenas desenvolviam a partir da demanda da indústria de produtos acabados.Há também de ser lembrado a mudança no perfil dos visitantes, que diante da organização do Salão, posicionou-se cada vez mais profissionalmente. Enfim não somos um espaço para relacionamento, e sim um lugar para se realizar negócios”, afirma Walter Rodrigues.


O que esperar do próximo Inspiramais

O evento já trabalha para surpreender seus visitantes. Os 10 anos traz como palavra de ordem o tema “Sincronia” – Não basta apenas um logo, é necessário estar conectado com tudo o que acontece no mundo ao nosso redor  – e assim o Inspiramais está pronto para facilitar esse conceito aos visitantes, proporcionando a eles, o melhor em novos produtos, em conteúdo e em experiências com inovação.

Com o tema Sincronia usado por toda indústria os projetos trarão a interpretação e reinterpretação de conceitos, que contém o antigo e o novo, que se misturam. Uma reflexão de quem somos nós mesmos e as camadas que nos constroem.

Pesquisa e posicionamento da industria coloca o Brasil na linha de consumo mundial

Como dito, o Inspiramais é resultado de um minucioso trabalho de pesquisa desenvolvido durante seis meses e que envolve uma equipe de consultores e designers, empresas de todos os estados do País, ciclos de palestras em mais de 20 polos industriais, missões internacionais com compradores da América Latina e países da Europa e Ásia, e outros projetos inovadores – envolvendo toda a indústria, que unifica seus materiaisem uma linguagem única para os produtos brasileiros e, assim, obtém mais assertividade no mercado.

“Falamos com a indústria, responsável pela produção dos mais diversos produtos de móveis, roupas, calçados, bijuterias e acessórios. Produtos que saem direto para o consumidor. O Brasil está estabelecendo um padrão de produtos mundialmente consumidos, dentro tendências internacionais, e conseguindo inserir uma cartela de cores genuinamente ‘made in Brasil’, com referências de nossas culturas e elementos regionais. Tudo dentro de um conceito de consumo que fala com o mundo. O Brasil não imaginava chegar neste patamar, e estamos conseguindo com o Inspiramais”, ressalta Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal – Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos.

Com informações: Agência Cápsula

Nenhum comentário

    Deixe uma mensagem