Da mente criativa de alguém que desejava contrariar os padrões da moda para os corpos e os corações dos brasilienses. Esse foi o caminho percorrido pela Quero Melancia em seus cinco anos de trajetória. Comandada pela designer Thaís Madureira, a marca de roupas, sonhada em 2013 e lançada em 2014, chega às bodas de madeira de um casamento perfeito entre versatilidade e conforto. E as razões para celebrar são muitas.
Por isso, a QM – como é carinhosamente chamada pelos mais íntimos – promove, neste sábado (28/9), na área externa da cafeteria Objeto Encontrado, um evento de aniversário com lançamento de peças da coleção continuada. A festa será das 15h às 21h, com direito a muita música, arte, diversão, bons drinques e comidinhas da casa. A entrada é gratuita.
Nas araras, o público poderá conferir modelos inéditos como o macacão operária e o vestido Asa Branca, além de clássicos como os vestidos costas nua, triângulo e trapézio. Seguindo a pegada atemporal, durável e democrática assumida pela Quero Melancia, as roupas não possuem gênero e têm como marca registrada o conforto e as diversas possibilidades de usos e combinações. Tudo feito em tecidos naturais como linho, viscose e algodão.
“Estamos o tempo inteiro repensando nossos valores, onde queremos chegar e a nossa responsabilidade social como marca. Tem sido uma preocupação constante tornar a QM cada vez mais inclusiva. Os corpos estão aí para serem vestidos, e nós queremos vestir todos, independentemente do tamanho ou do gênero. Fazer roupas que incluam corpos gordos ou magros, que vistam mulheres, homens ou pessoas não binárias, que possam ser usadas na feira ou na festa, de tênis ou de salto, e durante muito tempo. É um desafio e é maravilhoso”, comemora Thaís.
Essa inclusão fica ainda mais óbvia no ensaio fotográfico feito com as peças da marca. Protagonizado pela modelo travesti Pietra Zhura, o registro transborda liberdade, cores e atitude, com uma mensagem encorajadora, ao melhor estilo “não tenha medo de ser quem você é”. Além disso, a modelagem da marca contempla a diversidade de corpos, pois vai do tamanho PP ao GGG. Produzidas de forma artesanal e sustentável, as roupas custam entre R$ 75 e R$ 260.
O evento de aniversário da Quero Melancia será animado por pocket show da banda YPU, dos músicos Gustavo Halfeld e Ayla Gresta. Acompanhados por Ramiro Galas nas bases eletrônicas, Iuri Gules no baixo e Dinho Lacerda da percussão, o grupo une guitarra, trompete e sons eletrônicos em torno de ritmos como jazz e rock alternativo, com influências de noise e dream pop.
Além disso, vai ter corte de cabelo com Felipe Peluqueiro a preços promocionais, feirinha de produtos orgânicos do MST do Robinho, o melhor do vinil com a Boa Viagem Discos, brechó vintage Lixo Mania, exposição de joias e muito mais. E, como não poderia deixar de ser, a QM vai servir drinques de melancia para as boas-vindas
Use até gastar!
A Quero Melancia foi criada em 2013 pela designer Thaís Madureira, que costura desde pequena, e pelo músico e produtor musical Gustavo Halfeld. O projeto, de roupas 100% feitas à mão, confortáveis e com estampas descoladas, estreou em 2014, com uma escala de produção de peças únicas e feitas para durar.
Assim, a marca lançou quatro coleções – Quero Melancia de Estreia, Chuvas, Tropicália e Cruls –, sempre com uma estética brasileira, tropical e forte referência no cerrado e em Brasília. Em 2017, Gustavo Halfeld deixou a sociedade. Após um curto período parada, a QM retornou em 2018 e Thaís Madureira retomou os trabalhos seguindo novos caminhos estéticos e de produção, ainda mais livres e surpreendentes.
Entre as mudanças está a produção de uma coleção continuada, e não mais coleções fechadas e com tema específico. Dessa forma, novas peças são incorporadas com o tempo, sem medo de reinventar cores e padrões. Foi assim que surgiu o lema oficial “Use até gastar!”, que também traz o conceito de peças democráticas, atemporais e duráveis. Além disso, o foco não está mais nas estampas. Apesar de permanecer com camisas estampadas, a marca tem priorizado peças lisas, sempre com tecidos naturais como linho, viscose e algodão.
Em dezembro de 2018, após funcionar em ateliês nos endereços em que Thaís morava e atender sob encomenda ou em eventos como o Picnik, a Quero Melancia ganhou um espaço fixo no subsolo da Objeto Encontrado, onde a designer idealiza e produz novas peças e também onde o cliente tem a oportunidade de conferi-las e vesti-las, em um contato bem próximo.
“A QM tem um público muito fiel, que apoia a marca desde o início e tem um carinho muito grande, é lindo de ver! A relação que a gente tem com alguns clientes é de amigo, o que é muito legal. E, desde a reestreia, a gente recebeu um novo público de pessoas que frequentam a cafeteria, além daquelas que buscam roupas inclusivas e sem gênero, que são muito queridas e, em certa medida, muito carentes de produtos de vestuário”, afirma Thaís.
Quero Melancia 5
anos
Lançamento de peças da coleção continuada, pocket show da banda YPU, arte,
feirinha, drinques e comidas;
Sábado (28/9), das 15h às 21h;
Na cafeteria Objeto Encontrado (CLN 102, Bloco B, Loja 56 – Asa Norte,
Brasília-DF);
Entrada franca.
Informações: @queromelancia
Nenhum comentário