Para celebrar os 59 anos de Brasília, a PauOOctavio, o Brasília Palace e a Fundação Athos Bulcão farão uma dupla celebração no próximo sábado (27), com a instalação da obra que integrou a exposição “100 Anos de Athos Bulcão”, composta por cinco padrões de azulejos de autoria do artista, e o lançamento do catálogo ampliado e atualizado com seus projetos.
A instalação é um cubo, de 2,20m x 2,20m, cujas cinco faces são clássicos de Athos Bulcão. Os padrões de azulejos originais estão no Memorial da América Latina, em São Paulo; na passarela entre os anexos I e II do Ministério das Relações Exteriores, na Esplanada; no Instituto de Artes da UnB, em Brasília; no Shopping Del Rey, em Belo Horizonte; e no Edifício Niemeyer, também localizado na capital mineira.
A instalação foi feita para comemorar o centenário do artista e passa a integrar a paisagem do Brasília Palace, que já possui duas obras de Athos Bulcão. A obra ficará nos jardins laterais da entrada do restaurante Oscar. Primeiro hotel da Capital Federal, inaugurado em 1958, o Brasília Palace tem duas obras de Athos Bulcão em seu acervo, um painel de azulejos com padrão azul e branco e uma pintura mural.
Já o catálogo atualizado é composto por 325 trabalhos do artista, entre pinturas, máscaras, projetos, painéis de azulejos, gravuras, desenhos, fotomontagens, estudos, objetos, figurinos de ópera e paramentos litúrgicos. Na nova versão, foram incluídos um desenho, três estudos, três figurinos, uma pintura e 34 projetos arquitetônicos.
Nenhum comentário