Ontem (06.05) foi dia de Met Gala 2019, o tradicional baile beneficente do Metropolitan Museum of New York e meu atual evento de moda favorito. Sob o olhar atento de Anna Wintour, editora-chefe da Vogue americana e anfitriã do evento, personalidades de várias áreas se encontram para marcar presença na festa que apresenta a abertura da exposição anual do museu, além de desfilar seus looks mais excêntricos.
A cada ano um dress code diferente (combinando com o tema da exposição), e com os convidados no tapete vermelho chega uma chuva de memes e imagens Icônicas. Quem não se lembra da Rihanna com uma capa amarela gigante, ou vestida de Papa acompanhada de Katy Perry com asas de anjo? Pois bem, todos são looks do Met Gala.
Esse ano o tema foi difícil de entender e eu fui até a revista Marie Claire para buscar um pouco mais de informações. Intitulado “Camp: Notes on Fashion” o baile faz uma celebração ao ensaio de 1964 de Susan Sontag, chamado “Notes on Camp”. A peça traz o Camp como conceito estético, e é aí que o bicho pega.
Em resumo é “um conceito estético, uma prática social ou sensibilidade, o camp é tudo aquilo que atrai o olhar pelo que é considerado de mau-gosto ou que tenha uma provocação irônica pela inadequação. Nas palavras de Sontag, é ‘amor pelo antinatural: do artifício e do exagero’”. Camp vem do francês “Se camper” que significa “fazer uma pose exagerada”. Ou seja, podemos dizer que o estilo camp é basicamente uma celebração do exagero, do incomum, do artificial, é um feio engraçado, uma loucura divertida.
Basicamente o que vemos em muitos desfiles de moda e pensamos “Eu nunca vou usar isso na rua” (e que na verdade foi feito realmente para o efeito passarela). Um estilo Lady Gaga.
E se era exagero que você queria, dona Vogue, não tem lugar melhor que o tapete vermelho (que esse ano foi cor de rosa) do Met Bal Gala! Separei aqui alguns looks que marcaram o evento, sem lista de melhor ou pior, apenas os que se destacaram ao meu olhar. Tem coisa que já quero pra mim e olha que nem vou considerar o after party!
Algumas personalidades deram um show à parte, como Zendaya, Lady Gaga e Jared Leto. Zendaya foi vestida de Cinderela com um vestido que acendeu na entrada do evento. Gaga não usou um, mas 4 vestidos diferentes enquanto entrava no museu. E Jared usou um acessório ousado da Gucci: Uma replica de sua cabeça!
Fotos: justjared.com
Nenhum comentário